Lesões Benignas
Lesões benignas manifestam-se na pele tornando-se altamente inestéticas, podendo até causar desconforto. Estas lesões são facilmente removidas, geralmente sem deixar marca.
Melanoses solares: São manchas planas acastanhadas causadas pelo sol, comuns em face e dorso das mãos.
Nevos melanocíticos: São lesões planas ou elevadas, cuja coloração varia desde castanho claro a preto. Podem ser de nascença ou adquiridos. Quando presentes em grande número, representam um fator de risco para melanoma.
Queratoses seborreicas: São lesões acastanhadas, ovais e bem delimitadas, geralmente de superfície aveludada, verrucosa ou descamativa.
Angioma rubi: São pequenas bolinhas vermelhas que lembram pedras de rubi. A quantidade e o tamanho costumam aumentar com a idade.
Leucodermia gutata solar: São pequenas manchas claras que variam de 1 a 5 milímetros, comuns nos braços e pernas. Geralmente são causadas pelos danos do sol ao longo dos anos.
Pólipo fibroepitelial: Lesão flácida, pediculada, pequena, geralmente surge em pescoço ou axilas. Pode ser única ou em grande número, com cor da pele ou castanha. Por vezes há uma tendência familiar, e também pode estar associada ao sobrepeso.
Quisto epidermóide: É popularmente chamado de quisto sebáceo. Consiste em uma nodulação cor de pele, por vezes possui um orifício que drena uma massa de mau cheiro.
Lipoma: É um tumor benigno presente no subcutâneo, constituído por um acúmulo de células de gordura (adipócitos). Na maioria dos casos, o lipoma é totalmente assintomático e não necessita de nenhum tratamento, a não ser que ele seja esteticamente incômodo ou provoque dor.
Verruga: São lesões causadas pelo vírus HPV, e tem aspeto geralmente arredondado, de consistência dura, assemelhando-se a uma couve-flor. É muito comum nos dedos das mãos. Quando acometem a planta dos pés, geralmente são planas e confundidas com calos. Na face, por vezes tem aspeto pontiagudo, lembrando um pequeno chifre, nesses casos é chamada de verruga filiforme.
Milium: É um minúsculo quisto superficial da pele. Ocorre mais na face e tem cor amarelada ou esbranquiçada. Resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme. Podem ser únicos ou múltiplos.
Dermatofibroma: Lesão nodular pequena, endurecida, geralmente de cor mais escura do que a da pele normal. Causado provavelmente por um processo inflamatório decorrente de pequenos traumas como picada de inseto, por exemplo.
Xantelasma: São placas amareladas assintomáticas presentes nas pálpebras, decorrentes do depósito de gordura.
DETALHES
Não requer qualquer pausa.
Estes procedimentos duram entre 5 a 30 minutos por lesão.
Após avaliação da lesão com dermatologista, confirmando a benignidade da lesão, procede-se à remoção da lesão.
Tratamentos ablativos específico baseados na tecnologia Laser Fotona, conseguem resultados naturais e impercetíveis.
Eliminação das lesões benignas.
Renovação do colagénio e elastina.
Perduração dos resultados a longo prazo.
Não necessita de cuidados específicos pré-tratamento.
Sem necessidade de repouso pós-tratamento, podendo retomar a rotina diária.
Ligeiro desconforto pós-tratamento que desvanece após 2 a 3 dias.
Mulheres grávidas ou em amamentação.
Pacientes com que tiveram algum tipo de manifestação de herpes terão que fazer um tratamento preventivo.
Epilepsia.
Doenças de sangue (leucemia, anemia).
Pacientes com terapias com medicamentos fotossensíveis.
As lesões benignas, são usualmente removidas numa só sessão. Podendo por vezes ser necessário várias sessões dependendo do tamanho ou quantidade de lesões a tratar.
Após a eliminação da lesão, geralmente não há necessidade de consultas de manutenção.